julho 3, 2009

O Ritual de Coroação na Umbanda

Posted in 7 Linhas Sagradas, Consagrações de Umbanda, Linhas de Umbanda Sagrada, Ritual de Umbanda às 2:54 am por carolyara

COROAÇÃOEsse tem sido tempos de preparação para a Coroação!

E sendo este um ritual tão bonito e fundamental na vida de qualquer filho de santo, não poderia deixar de falar dele…

A coroação é, sem dúvida nenhuma, uma demonstração de que o médium alcançou um nível aceitável em seu desenvolvimento, importante para um bom trabalho espiritual. Assim, o que o ritual representa é que depois de coroado o médium passa a ter uma responsabilidade ainda maior perante ao seu trabalho e os seus guias. Eu sei que o mais bonito é a consagração, a cerimônia. O exctase e o burbirinho é inevitável, ainda mais para os novos… mas a verdade, que pouca pessoa se lembra é: depois da coroação, o médium já está apto a servir de forma mais assentada as lições dos seus guias e protetores e, assim, seu compromisso de instrumentos dos orixás também se amplia.

Além disso, é graças a firmeza da coroação que o médium preparado pode participar de trabalhos mais pesados, como desmanchar macumba, desobsessões de espíritos raivosos, demandas, entre outros e pode ainda até ajudar no desenvolvimento de médiuns mais novos na casa. Ou seja, é um universo que não só é maior em termos de trabalho mas que, para nós filhos de santo, cresce proporcionalmente também o tipo de seriedade, cuidado e dedicação que temos ter com o que nos propomos a desenvolver.

Note que, até agora, eu não falei nada sobre a coroação e o vínculo com uma formação sacerdotal, por exemplo… porque para ser Babalorixá,  Pai ou Mãe pequenos, ou qualquer outra hierarquia afim, cada casa tem seu mistério e seu rito específico. Uma coisa não confere a ninguém pré-requisito a outra, sob hipótese alguma. Trata-se apenas de um novo estágio que a pessoa alcança em sua evolução mediúnica. E, pessoalmente falando, para mim isso já é uma grande coisa!!!

Mas voltemos o rito em si!

simbolos da umbandaNo dia da coroação, a entidade mentora daquele médium confirma que é seu orixá de frente (normalmente ela já o fez antes da coroação). Cada casa tem seu protocolo nesse dia, mas basicamente, a consagração se dá justamente para esse momento de confirmação de coroa mediúnica, daí o nome do ritual. Em seguida, ela revela (de alguma forma, rs) a falange em que trabalha, ao trazer o caboclo protetor, responsável pelo desenvolvimento mediúnico do filho de santo. E claro, tudo acontece diante do mentor da casa que é quem atesta o ocorrido.

Depois disso, o mentor da casa, num ato simbólico, coloca uma coroa na cabeça do médium incorporado e todos os presentes saúdam a entidade. Assim, o médium coroado torna-se apto a participar dos trabalhos que exigem um maior conhecimento e principalmente um melhor entrelaçamento com suas entidades espirituais. Aí, sob um cântico apropriado para a ocasião, se consagrada todos os caboclos que estão em terra e que são simbolicamente coroados, junto com seus filhos de fé!! E que dançando e bradando, confirmam o novo degrau que a corrente inteira dos médiuns da casa alcançaram juntas, após este momento.

O mais importante é, neste momento, está na conscientização de cada médium da importância do que isso significa. E que ele não perder a jamais consciência de que a humildade deve prevalecer sobre qualquer etapa do seu desenvolvimento; já que, daquele coroação em diante, suas responsabilidades serão ainda maiores!!!
……………………….

Fonte de apoio: http://www.tendacaxana.com.br/index.php?cont=43&id=125
Edição: by Carol Yara.

Meus sinceros agradecimento ao Sandro da Costa Mattos, pelas belíssimas explicações!

Anúncios

13 Comentários »

  1. Wilson Ramiro said,

    Sandro!

    Parabéns pela sua simplicidade.Esse é o ponto chave da responsabilidade de fazer nossos “Filhos “.Na verdade eles são feitos ,nós ajudamos a entender os dons ,para que eles usem de forma integra.

    • carolyara said,

      Olá Sandro… A-D-O-R-E-I o que vc disse: “Na verdade eles são feitos ,nós ajudamos a entender os dons ,para que eles usem de forma integra” —> eu acredito piamente nisso e, quer saber? É só uma pena que o cerne dessas “simplicidades” estejam se perdendo em muitos dos nossos fazeres, do dia-a-dia.

      Ah se todos soubessem quanta complexidade e intensidade existe nessas aparentes simplicidades, né? Obrigada pela visita!

  2. silvia said,

    foi otima essa explicaçao em outubro do ano que vem minha irma vai fazer a coroaçao e mostrei o seu comentario para ela e ela gostou muito obrigado e parabens

    • carolyara said,

      Obrigada! E fico contente que tenha ajudado sua irmã.
      Abs

  3. rodolpho luiz travaso de mattos said,

    muito bom saber que pessoas como vc esta a orientar sobre um pensamento sadio sobre nossa querida ( umbanda) que oxala te abençoe muito axe

    • carolyara said,

      É o mínimo que podemos fazer, Rodolpho, por todo esse mundo de amor e luz que a Umbanda nos traz. Salve!

  4. Suellem said,

    Para nos espiritas isso e muito importante.

  5. Gostei sobre a forma simples que você explicou algo tão valioso no ritual de umbanda

  6. karen said,

    Eu tenho 14 anos, e em fevereiro do ano q vem, farei minha coroação de santo, por ser muito nova, á muitos anos venho planejando isto junto com as maiores sabedorias da casa. Desde criancinha, diziam q tudo em minha vida espiritual seria bastante precoce, mas eu gostaria de saber, será q eu sou muito nova para tal ? Gostaria q me respondecem esta duvida. Obrigado irmãos, Axé

    • carolyara said,

      Não acho, Karen. Nos meus 11 anos de umbanda já testemunhei o florescimento e amadurecimento da mediunidade séria, profunda e nata de um garoto de 9 anos, chamado Danilo. Todos nós temos nossas missões, e a hora, idade, momento,local e melhor modo de cumprí-las, só Deus e o Destino irá dizer. Axé!

  7. marcelo matagal said,

    obrigado pelo ensinamento estou muito grato por ter irmaõs de fé com vc para compartilhar o apredizado!!!!!!!! axé

  8. wilson said,

    Os sacrifícios de animais.

    Ramatis condena os sacrifícios de animais, vejamos sua observação que é muito importante.

    1)E os que justificam o sacrifício animal como “inofensivo” dizendo que não causa nenhum carma negativo?
    RAMATÍS: o carma coletivo que rege os movimentos ascensionais não se prende as crenças humanas e trata-se de lei universal. Vós que sois homens e caminham à angelitude tal qual os animais rumam a humanização gostaríeis de ter vossa garganta cortada e sangue vertido até a última gota entre ladainhas, campânulas e mantras que culminam num ápice com transe de possessão? Assim fazem com os animais que rumam para se humanizar. Mesmo que os irmãos menores do orbe sejam somente instintos, regem-nos uma Inteligência Superior que os leva a inexorável individualização, direito cósmico sagrado que os conduz ao encarnarem num corpo hominal. Quanto maior a consciência menor a ignorância das verdades cósmicas e mais amplos os débitos ou créditos na contabilidade sideral de cada cidadão.
    A FINALIDADE SUPERIOR DAS ALMAS GRUPOS E DOS ANIMAIS É NÃO SEREM ESCRAVIZADOS E CRUELMENTE DESPEDAÇADOS PELOS CRENTES RELIGIOSOS que acabam bloqueando-lhes o direito sagrado de aquisição dos princípios rudimentares de inteligência pela convivência pacífica e amorosa com os humanos, experiência propiciatória para que paulatinamente formem os veículos – corpo astral e mental – para oportunamente virem a estagiar no ciclo encarnatório humanóide.

    REFLITAM OS QUE MATAM OS ANIMAIS EM NOME DOS SANTOS SE GOSTARÍEIS QUE OS ANJOS PARA SE TORNAREM ARCANJOS VIESSEM VOS CORTAR EM PEDAÇOS E “CHUPAR” VOSSO SANGUE PARA SE SACIAREM NOS PARAMOS CELESTIAIS.

    Vou realçar as observações de Ramatis.

    Reflitam os que matam os animais em nome dos Santos se gostaríeis que os Anjos para se tornarem arcanjos viessem vos cortar em pedaços e “chupar” vosso sangue para se saciarem nos paramos celestiais.

    VÓS QUE SOIS HOMENS E CAMINHAM À ANGELITUDE TAL QUAL OS ANIMAIS RUMAM A HUMANIZAÇÃO GOSTARÍEIS DE TER VOSSA GARGANTA CORTADA E SANGUE VERTIDO ATÉ A ÚLTIMA GOTA ENTRE LADAINHAS, CAMPÂNULAS E MANTRAS QUE CULMINAM NUM ÁPICE COM TRANSE DE POSSESSÃO?

    PODEMOS CONCLUIR O SEGUINTE, SE VOCÊ FOSSE UM ANIMAL VOCÊ GOSTARIA DE SER SACRIFICADO NESSES RITUAIS SANGRENTOS E PRIMITIVOS???
    QUAL A SUA RESPOSTA???
    VOCÊ GOSTARIA DE TER A GARGANTA DEGOLADA NOS CULTOS AFRO BRASILEIRO???
    PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO.
    QUEM ESTA SE FERRANDO SÃO OS POBRES ANIMAIS, QUE NÃO FAZEM MAL PARA NINGUÉM.

    2)Vejamos outra questão importante.
    O espírito se reencarna no mundo Terra para evoluir moralmente e intelectualmente, pela pratica sincera do Bem e das Virtudes, ele tem que combater as suas imperfeições morais para poder crescer espiritualmente, esse é o nosso Dever, lutar para Evoluir.
    Temos que combater os maus pensamentos, vícios, maus desejos, maus hábitos, temos que cultivar valores morais positivos, sem isso ninguém consegue evoluir espiritualmente.
    O Mestre Kardec e o Mestre Luiz de Mattos explanam em suas Obras que o objetivo primordial do Espiritismo é a melhoria moral do ser humano.
    Perguntamos, qual melhoria moral e espiritual uma pessoa vai ter em usar charutos, cachaça, despachos e sacrificar animais inocentes???
    Existe melhoria moral e espiritual nisso???
    A nosso melhoria moral e espiritual esta na conduta reta, na pratica do Bem, do Amor, da Caridade, da Honestidade, da Fraternidade, do Respeito, da Disciplina, da elevação dos pensamentos, ser educado, ser cordial, ser trabalhador, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, combater os vícios e maus pensamentos, ser humilde, dar uma palavra amiga para uma pessoa que esta em desespero, isso é EVOLUÇÃO espiritual, isso é respeito pelo ser humano.
    Ficar matando ( sacrificando) pobres animais é um grave erro, qual melhoria moral e espiritual vamos ter com isso???????

    3) Vejamos o grave alerta de Ramatis.
    Em verdade, o principal objetivo de “Magia de Redenção” É ADVERTIR AOS TERRÍCOLAS, QUANTO À SUA TREMENDA RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL PELO DERRAME DE SANGUE DE ANIMAIS E AVES ATRAVÉS DE MATADOUROS, FRIGORÍFICOS, CHARQUEADAS E AÇOUGUES, CUJA BARBÁRIE “CIVILIZADA” GERA CRUCIANTE CARMA HUMANO E TORNA-SE A PRINCIPAL FONTE DE INFELICIDADE TERRENA. ENQUANTO SANGUE DO IRMÃO MENOR VERTER TÃO CRUELMENTE NA FACE DA TERRA, OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS TAMBÉM TERÃO FARTO FORNECIMENTO DE “TÔNUS VITAL” PARA A PRÁTICA NEFANDA DO VAMPIRISMO, OBSESSÃO E FEITIÇARIA.
    Sob a justiça implacável da Lei do Carma, a quantidade de sangue vertida pelos animais e aves, resulta, pela ação reflexa, em igual quantidade de sangue humano jorrado fratricidamente nos morticínios das guerras e guerrilhas! Cada matadouro construído no mundo proporciona a encarnação de um “Hitler” ou “Átila”, verdadeiros flagelos, semeadores de sofrimento da humanidade, como executores inconscientes da lei cármica, – a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória!

    JAMAIS A GUERRA SERÁ ELIMINADA DA FACE DA TERRA, ENQUANTO EXPLORARDES A “INDÚSTRIA DA MORTE” MEDIANTE ESSES ABOMINÁVEIS MATADOUROS E FRIGORÍFICOS DE AVES E ANIMAIS, POIS ESTES, COMO OS HOMENS, SÃO FILHOS DO MESMO DEUS E CRIADOS PARA A MESMA FELICIDADE. A DIVINDADE NÃO SERIA TÃO ESTUTA E INJUSTA, PERMITINDO QUE O HOMEM DITO RACIONAL SEJA FELIZ ENQUANTO MASSACRAR O IRMÃO MENOR, INDEFESO E SERVIÇAL, POIS ELE TAMBÉM SENTE!

    ADEMAIS, OS ESPÍRITOS DIABÓLICOS QUE OBSIDIAM, VAMPIRIZAM E ENFEITIÇAM, SÃO OS IRMÃOS DESENCARNADOS AINDA ESCRAVOS DA IGNOMÍNIA DO CARNIVORISMO, TAL QUAL FAZEIS ATUALMENTE.

    Em verdade, é bem diminuta a diferença entre os vampiros desencarnados, que se satisfazem com o sangue cru, e os vampiros encarnados, que preferem come-lo ou bate-lo até transforma-lo em chouriço de rótulo dourado! Infeliz humanidade terrena, ainda escrava de um círculo vicioso, em que os “vivos” dotados de razão trucidam os “vivos” irracionais para beber-lhes o sangue e devorar-lhes as carnes; e então, depois, enfrentam o cruciante sofrimento de verem os filhos ou parentes para o massacre organizado dos campos de batalhas! Estadistas, filósofos, psicólogos, sacerdotes, lideres espiritualistas e governos tem gasto toneladas de papel e rios de tinta em congressos, campanhas, empreendimentos e confraternizações para implantarem a paz do mundo e festejando tais congraçamentos com banquetes de vísceras sangrentas de aves e de animais, cujo sangue vertido é exatamente a causa da infelicidade das guerras! A Divindade jamais poderia rebaixar o seu espírito de justiça e de amor por todos os seres, concedendo a paz e a ventura ao homem racional, que firma a sua existência sobre os escombros sangrentos do irmão menor!
    Convertem-se os terrícolas em escravos do mundo oculto ao servir de “repastos vivos” dos espíritos tenebrosos, vinculados às paixões mais aviltantes! Por isso, o enfeitiçamento e a obsessão alastram-se no vosso mundo, nutridos pelo sangue derramado das aves, dos animais e dos próprios homens massacrados carmicamente nas guerras abomináveis! Jorra o sangue nos pisos dos matadouros e aviários modernos sob os gemidos cruciantes dos animais e aves indefesos; mas jorrará também o sangue humano nas ruas, praças, lares e campos floridos sob a lei de causa e efeito do Carma!
    Ramatis.

    Ramatis explica muito bem essa questão de matar ou sacrificar pobres animais, isso vai gerar o Karma das guerras, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva.
    Ramatis explica: Em verdade, o principal objetivo de “Magia de Redenção” é advertir aos terrícolas, quanto à sua tremenda responsabilidade espiritual pelo derrame de sangue de animais e aves através de matadouros, frigoríficos, charqueadas e açougues, cuja barbárie “civilizada” gera cruciante carma humano e torna-se a principal fonte de infelicidade terrena.

    Uma outra questão importante.
    Os espíritos de Luz ou espíritos elevados não precisam de coisas matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, portanto, quem pede essas coisas matérias como, charutos, cigarros, velas, cachaça, despachos, sacrifícios de inocentes animais, são espíritos desencarnados ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, espíritos moralmente atrasados e muitos desses espíritos podem ser maldosos e obsessores, cuidado!
    Vejamos as palavras de Chico Xavier sobre essa questão.
    Para espíritos de luz, ou seja, espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada,
    manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.

    Chico Xavier fala, que os Espiritos de Luz não possuem necessidades matérias.
    Os espíritos elevados e os bons espíritos jamais vão pedir coisas matérias como, charutos, cachaça, despachos e sacrifícios de pobres animais, somente espíritos apegados a matéria é que pede tais absurdos.
    Os animais merecem o nosso respeito.
    Para atrair a assistência luminosa dos espíritos elevados temos que criar condições morais positivas, cultivar pensamentos elevados e nobres, cultivar a prece sincera, cultivar o amor e a caridade, cultivar a honestidade, cultivar a humildade, cultivar o respeito pelos animais, temos que combater as nossas imperfeições morais, combater os vícios, combater os maus desejos e maus hábitos, dessa forma a pessoa entra em sintonia com os Espiritos Superiores e passa a ter as orientações desses espíritos luminosos.
    O Bem vai atrair o Bem.
    A Virtude vai atrair a virtude.
    O mal vai atrair o mal.
    O vicio vai atrair o vicio.
    Tudo é uma questão de sintonia ou afinidade moral.
    Nesses ambientes que predomina o uso de charutos, cigarros, cachaça, despachos e sacrifícios de pobres animais, o campo vibratório é baixo e denso, as pessoas que estão nesses ambientes só tratam de assuntos matérias vulgares, assuntos sem elevação moral, assuntos como volta da pessoa amada, melhoria nos negócios, ter um bom emprego, ganhar dinheiro, sorte com as mulheres e os trabalhos para prejudicar os desafetos.
    Tais assuntos vão atrair pela sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos desencarnados que estão apegados a matéria, espíritos moralmente atrasados e muitos desses espíritos podem ser maldosos, maliciosos, astutos, debochados, embusteiros e obsessores.
    Os espíritos elevados só tratam de assuntos nobres e importantes para nossa melhoria Moral e espiritual, eles pregam o Amor, a caridade, a honestidade, a educação, a disciplina, a elevação dos pensamentos, o respeito pelos animais, o desinteresse, os espíritos elevados são virtuosos em seus ensinamentos.
    Os espíritos elevados pregam as Virtudes e a elevação Moral.

    4) Eu acho um absurdo animais serem torturados, mutilados vivos e sacrificados nesses rituais de magia, J Herculano Pires no seu Livro Mediunidade fala que o movimento Espírita deveria se LEVANTAR contra a matança de animais inocentes nesses centros, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais.
    Devemos defender quem, os animais que são nossos irmãos menores na escala evolutiva ou essas praticas de torturar, mutilar e matar pobres animais???
    Os Espíritos de Luz jamais vão pedir despachos, velas, charutos, cachaça e sacrifícios de animais, somente espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem essas coisas.
    Os animais sofrem, são torturados, são mutilados vivos, são perfurados vivos, outros são enterrados vivos, e devemos ficar calados??
    Os animais merecem isso??
    Os sacrifícios de animais tem um objetivo que é o Vampirismo.
    O sangue esta repleto de fluidos vitais e os espíritos obsessores vão VAMPIRIZAR tais fluidos, e por isso, que se processa essas praticas nesses ambientes.
    Se os animais pudessem falar, eles iriam implorar por misericórdia e salvação, eles iriam gritar pedindo socorro, socorro, socorro
    E as pessoas nada fazem, ficam na omissão criminosa, dever animais serem torturados, mutilados e mortos, para agradar entidades ociosas e viciosas do plano astral.
    Somente espíritos maldosos, ignorantes e cruéis podem pedir isso.
    Vou deixar uma pergunta, os animais merecem isso?????

    5) Deus necessita de sacrifícios de animais, como relata a Biblia???

    O Deus bíblico é uma criação humana, um Deus que tem as paixões humanas, sente ira, raiva, cólera, manda exterminar povos estrangeiros, o senhor dos exércitos, gosta de guerras.
    O Deus biblico é uma projeção das imperfeições morais dos homens que criaram um Deus conforme a sua capacidade mental e moral.
    Homens imperfeitos imaginaram um Deus dessa forma, com as paixões humanas.
    Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses.
    O Racionalismo Cristão e o Espiritismo explanam em suas obras que as Leis de Deus são naturais, eternas e imutáveis e essas Leis regulam tudo na Obra Universal.
    Deus o Grande Foco não derroga e nem altera as suas Leis, elas são perfeitas e imutáveis, o milagre e o sobrenatural não existem, como dizia o Mestre Luiz de Mattos o milagre e o sobrenatural são produtos da ignorância espiritual das pessoas.
    Deus não faz milagres.
    Essa questão que Deus pede sacrifícios de pobres animais é uma verdadeira aberração moral, esse Deus é uma fantasia, criada pela mente enferma dos homens naquela época.
    O Deus bíblico é uma mentira.

    6) Uma outra questão importante.
    Os espíritos elevados ou espíritos de Luz sempre pregaram o respeito e o amor pelos animais.
    Vejamos as palavras de Emmanuel sobre os animais.
    “… Sou dos que os estudam atenta e carinhosamente. (…) E como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. (…) Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá, mais profundamente, os grandes segredos da evolução, entendendo os maravilhosos e doces mistérios da vida.”

    Vou frisar uma observação de Emmanuel ele disse.
    Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais na escala progressiva de suas posições variadas no planeta. Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade.

    Obrigação sagrada o dever de amparar os animais.
    Isso diz tudo.

    Os espíritos elevados ou espíritos de luz jamais vão pedir sacrifícios de pobres animais ou despachos, somente espíritos inferiores, atrasados e obsessores ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos é que pedem tais coisas.

    A minha intenção é tentar defender os animais eles também são filhos de Deus a Grande Luz.
    Devemos amar e respeitar os animais.
    Se você fosse um animal você gostaria de ser sacrificado nesses rituais sangrentos e primitivos???
    Qual a sua resposta???
    Você gostaria de ter a garganta degolada nos cultos afro brasileiro???
    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Quem esta se ferrando são os pobres animais, que não fazem mal para ninguém.

    Como disse Ramatis.
    Reflitam os que matam os animais em nome dos Santos se gostaríeis que os Anjos para se tornarem arcanjos viessem vos cortar em pedaços e “chupar” vosso sangue para se saciarem nos paramos celestiais.

    Vós que sois homens e caminham à angelitude tal qual os animais rumam a humanização gostaríeis de ter vossa garganta cortada e sangue vertido até a última gota entre ladainhas, campânulas e mantras que culminam num ápice com transe de possessão?

    Wilson Moreno discípulo da Grande Luz.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: